segunda-feira, dezembro 13, 2004

Jetlag




* Jetlag é um termo que descreve a quebra de seu 'relógio biológico'- uma pequena parcela das células cerebrais que controlam o tempo das funções biológicas(ritmo circadiano). O corpo humano foi designado para um ritmo regular de dia e noite, então um corpo é colocado fora de 'sincronismo' quando enfrenta dia e noite em horas 'erradas' em uma nova zona de tempo. Ou seja ao viajar do meridiano -5h até o meridiano 6h, o corpo sofrerá um choque enorme, levando mais de um dia para se adaptar.


Eu prefiro usar o termo Jetlag a qualquer outro, pois não é exatamente um distúrbio de sono o que tenho enfrentado. Não é insônia, nem falta de uma boa noite de sono. Simplesmente meu 'internal clock' 'tá faiando.

Meus horários de vigília são interrompidos por 'naps', enquanto meus horários de descanso tornaram-se momentos de mórbida realidade. Não sei mais se estou vivendo um fato ou sonhando. Certa vez sonhei que estava em casa de uma pessoa que nunca vi pessoalmente, circulando tranqüilamente por tal ambiente, como se estivesse passando uns dias por lá. Acordei em meio as trevas do meu quarto e constatei que era um sonho(?). Que droga, como desejei voltar a vivenciar aquilo...

Em outra sonhei com eventos que só ocorreriam dali a uma semana e não me surpreendi quando alguém disse 'deja vu'.
Meu ceticismo me impede de crer muito em tais coisas, mas como diria K-chan : "não sei porque, mas tenho a impressão de
que você é o capricorniano pé-no-chão mais nas nuvens que eu conheço." Então fico meio em dúvida. Ah, maldito São Tomé! Tenho que confiar mais nos meus julgamentos, eles tem mostrado que são corretos...

Outros efeitos do meu 'Jetlag' são uma apatia por jogos eletrônicos (o quê?!!) e uma enorme vontade de trabalhar em minha arte. Em outros tempos, durante o dia eu teria uma dificuldade enorme para trabalhar, principalmente à tarde - quando o Sol torna-se mais vivo. No momento, não há hora ruim para desenhar. Faça chuva ou sol, o workaholic está lá!

Isto me lembra meu recorde de horas em vigília - acho que na época sofri com os distúrbios do meu Jetlag - umas 67 horas zanzando pela casa. Nunca em minha vida, me senti tão mal como me senti naquela 67ª hora. Parecia que tinha levado um surra. E daquelas. Tenho medo de tirar férias e trancafiar-me na minha Base de Operações, perder a noção do tempo e alcançar a sensação de pura paz.

Relendo esta droga, percebi que esqueci qual era o sentido disto tudo... Será que preciso me largar como um indolente e ver a vida passar?


Não, isto não é mais para mim. Eu tenho Fé, Coragem, Vontade e Amor.

Fé no meu caminho. Coragem para encará-lo. Vontade para continuar. E o Amor para voar até a luz.


PS:Tee-hee, é engraçado, por que as mulheres que amei e amo têm seus nomes relacionados à pureza e a luz?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá André!!!
Então somos dois...Eu também ando meio perdida no tempo... Acho que preciso de umas férias...mergulhar profundamente nos sonhos e na imaginação para voltar a sentir sede de realidade.
Ah! Revelei as fotos da minha máquina antiga! Devo levar no próximo evento para vc,Renato e Rachel verem as fotos...Elas ficaram bem legais...
Karina ^_^